13/03/2019
De um lado a razão, de outra a emoção
O tema do evento Marcas de Quem Decide contou com o reconhecimento do setor automotivo
O Jornal do Comércio em parceria com a Qualidata apresentou nesta terça-feira (12) o evento Marcas de Quem Decide. A 21ª edição do evento foi realizada no Centro de Eventos da Fiergs e contou com a participação do presidente Fernando Esbroglio da Fenabrave/Sincodiv-RS.
A inovação foi a temática de 2019. Os resultados apresentados na pesquisa que, culminaram com o reconhecimento das empresas no Rio Grande do Sul, foram fruto de 348 entrevistas com gestores em 47 municípios gaúchos. A coleta do material foi feita entre novembro de 2018 e janeiro de 2019. Entre os 72 setores pesquisados estavam; carro importado, carro nacional, máquinas agrícolas, montadora de automóveis, revenda de carros importados e revenda de carros nacionais.
A pesquisa contemplou a marca mais lembrada e a marca preferida para cada categoria. Para a marca de carro importado mais lembrada foi agraciada a BMW com 20,4% dos resultados e no quesito preferida a marca que ficou com o reconhecimento foi a Mercedes-Benz com 21,8% da preferência.
O carro nacional mais lembrado foi o Onix da GM com 10,6% e a preferência ficou com o Corolla Toyota com 11,5% dos entrevistados.
Quando perguntado sobre revenda de veículos importados a Savarauto levou tanto a marca mais lembrada com 15,5%, quanto a preferência com 13,2%. A Panambra ficou com o reconhecimento para as duas categorias, quando a pergunta foi revenda de veículos nacionais, 12,6% no quesito mais lembrada e 9,8% na opção preferida.
No segmento de máquinas agrícolas a marca mais lembrada foi a John Deere com 35,9%, a marca também encabeçou as pesquisas na escolha preferida com 35,1%. Já a montadora que recebeu a distinção, tanto na lembrança como na preferência, foi a General Motors com 54,6% e 47,1% respectivamente.
Para o presidente das entidades, Fernando Esbroglio o reconhecimento reforça a longevidade das empresas distribuidoras de veículos e destaca o valor que o gaúcho tem pelas empresas mais tradicionais.
“O setor da distribuição passou por diversos processos nos últimos anos, a inovação e a tecnologia são ingredientes essenciais para a manutenção das empresas, porém a premiação desenvolvida pelo Jornal do Comércio destaca que o perfil do consumidor gaúcho, que possui uma forte relação com a tradição, está diretamente relacionado a trajetória histórica, de confiança e permanência nas empresas, principalmente em se tratando de veículos, resultado que revelou marcas longevas do setor”, finaliza Esbroglio.
Na foto: Fernando Esbroglio e Giovani Tumeleiro, diretor de operações do JC