SINCODIV-RS - FENABRAVE

Notícias

23/04/2019

Sincodiv recebe, Reweb, ICarros e Google para um bate-papo sobre o mercado de vendas digitais

Com uma plateia lotadas de lideranças da distribuição de veículos, a Fenabrave/Sincodiv-RS oportunizou um encontro com os maiores balizadores web para o setor automotivo. A Reweb fechou recente parceria para oferecer um serviço de desenvolvimento de vendas e universo online com desconto para associado das entidades. Felipe Ruga, diretora da Reweb lembrou que atualmente são 181 milhões de pessoas conectadas na internet e que o Brasil é o terceiro país com maior número de horas diárias de conexão com 9h14min.

A compra de um carro em sua grande maioria é uma compra de desejo, isso significa que o cliente é altamente influenciado pela velocidade e qualidade do atendimento. Quando o cliente identifica uma oportunidade a compra é finalizada, em média, em 30 dias. No início da jornada de compra 78% das pessoas não sabem que marca ou modelo comprar, sendo que 48% mudaram de opinião sobre a escolha durante o processo de pesquisa, somente 16% sabe exatamente o modelo que querem comprar. Isso significa que o concessionário tem grandes chances de influenciar na hora da pesquisa e na decisão de compra.

Em 2013 o fluxo de loja era de 4 visitas a concessionárias e em 2017 o índice caiu para 1.3 visitas. O processo está cada vez mais digital, as fontes de pesquisa pelo carro novo são as seguintes: 85% ferramentas de busca e 67% vídeos online. O objetivo da Reweb é administrar o melhor custo benefício nas palavras de busca para cada cliente, ser o mais assertivo na memória do consumidor através dos anúncios e oferecer para o distribuidor o total controle das mídias, incluindo gravações das ligações para futuro treinamento de equipe.

Participando do encontro, Juliana Navarro, representante do iCarros que falou sobre o futuro das vendas online de veículos. Atualmente são 70 milhões de buscas por veículos online todos os meses, e 70% delas através de smartphones. Até 2023 mais de 70% das vendas de veículos serão digitais. Com base na informação de que as pessoas pesquisam cerca de 13 horas qual o veículo comprar, Juliana deu dicas de como o concessionário deve montar sua loja virtual e quais os itens imprescindíveis para que esteja na memória do consumidor durante a pesquisa.

Bruna Negri, gerente de negócios do Google falou que as vendas de veículos através da internet cresceu 13% entre 2017 e 2018. Apresentou os motivos que levaram as pessoa a trocar de carro, através de pesquisa na internet. Entre os destaques 47% disseram que melhoraram financeiramente, 23% porque a família cresceu e 20% porque mudaram de casa. Segundo as pesquisas do Google, no início do processo de compra online, as pessoas pesquisam 4.4 marcas, sendo que 38% delas pedem referências e 53% pesquisam online. Bruna defendeu a ferramenta vídeo como o principal argumento de vendas. O número de horas assistidos sobre veículos na internet supera em 20% o número de horas em TV aberta e paga. Segundo a liderança, 91% das pessoas assistem pelo menos a um vídeo durante o processo. Além disso 15% delas decidiram a compra de um carro através de um vídeo. As preferências em vídeos incluem, design do carro, dentro e fora, carro em ação e experiências com depoimentos. Quase a totalidade das pessoas que assistiram um vídeo ficaram motivadas: 45% delas agendaram test drive, 34% pediram proposta, 34% foram para o site e 28% ligaram para o dealer.

As marcas mais buscadas no Google são: VW, GM, Honda, Fiat, Ford, Toyota, Hyundai, Renaut, Nissan e Jeep.