SINCODIV-RS - FENABRAVE

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28/08/2024

O 32º Congresso & ExpoFenabrave, que aconteceu nos dias 21 e 22 de Agosto, teve Palestra sobre IA

Inteligência Artificial: Oportunidades de Negócios para o Mercado da Distribuição de Veículos

Waldemir Cambiucci, Diretor de Tecnologias Emergentes da Microsoft, abordou no 32º Congresso Fenabrave as oportunidades que a inteligência artificial (IA) oferece para o mercado de distribuição de veículos. Ele destacou como a IA pode transformar o setor, desde a otimização de processos internos até a melhoria da experiência do cliente e a criação de novas oportunidades de negócios. Cambiucci enfatizou a importância da inovação contínua e da adoção de tecnologias emergentes para se manter competitivo em um mercado em constante evolução.

Até o final da década, todos seremos consumidores de serviços movidos exclusivamente por inteligência artificial (IA), que já está transformando diversas indústrias. O evento NADA revelou o impacto significativo da IA em todas as áreas, destacando a necessidade de capacitação e dados de qualidade. A IA Generativa, por exemplo, não só cria conteúdo, mas também gera insights e aumenta a produtividade. O ChatGPT, por exemplo, atingiu 100 milhões de usuários em apenas três meses, uma adoção incrivelmente rápida em comparação com os 16 anos que os smartphones levaram para alcançar o mesmo número.

No setor de atendimento ao cliente, 70% dos call centers estão migrando para sistemas de IA, que oferecem a vantagem de armazenar e analisar mensagens. A IA Generativa também está mudando a forma como interagimos com a tecnologia, permitindo o processamento de linguagem natural e eliminando a necessidade de teclados. Além disso, todos os processos de segurança de dados passarão a ser gerenciados por IA, com novas regulamentações, como as que já estão surgindo na Europa, semelhantes à LGPD brasileira.

Nas concessionárias, as possibilidades de aplicação da IA são amplas: desde a personalização da experiência do cliente, gestão de frota inteligente, treinamento e capacitação de colaboradores, até a automação dos processos de vendas e atendimento ao cliente. A IA pode ainda ser utilizada na análise de sentimentos e feedbacks dos clientes, otimização da cadeia de suprimentos, reconhecimento de itens de estoque, contagem de pessoas no showroom, extração e tradução de textos de documentos, entre outras funcionalidades que aceleram a produtividade.

Entretanto, uma pesquisa recente indicou que apenas 30% das empresas têm uma visão clara do que podem realizar com a IA, e 50% consideram que seus dados não estão prontos para essa tecnologia. A principal preocupação reside na preparação da estrutura tecnológica, na capacitação da equipe e na garantia da qualidade dos dados, essenciais para aproveitar ao máximo as oportunidades oferecidas pela IA.