SINCODIV-RS - FENABRAVE

Notícias

05/09/2024

Agosto supera vendas de veículos de julho

O mês de agosto foi o melhor mês do ano em vendas para o Estado

No mês de agosto foram emplacados 19.710 unidades incluindo autos, comerciais leves, caminhões, ônibus, motocicletas e implementos rodoviários, número 0,9% maior que julho que foi um importante mês de recuperação do setor pós-enchente (Brasil apresentou crescimento entre julho e agosto de 0,7%). As unidades a mais comercializadas no RS respondem principalmente nas vendas de comerciais leves, motocicletas e implementos rodoviários. No acumulado do ano, entre janeiro e agosto, o RS comercializou 118.986 unidades contra 104.683 no mesmo período de 2023, crescimento de 13,7%. Vale destacar que, o Brasil acumula crescimento de 15,7% no ano de 2024.

“Agosto foi um mês importante para o setor, tanto que se avaliarmos nossa posição no ranking do mês em relação ao resto do país, contabilizamos 4,5%, o que nos coloca na sexta posição em participação nas vendas nacionais contra os 3,8% do acumulado entre janeiro a agosto, e melhor ainda o mês de agosto nos oportunizou estar na quarta colocação do ranking de autos e comerciais leves. Se seguirmos em linha crescente na recuperação esperamos fechar o ano com crescimento de 12% a 15% se comparado a 2023”, finaliza o presidente das entidades Jefferson Fürstenau.

A capital Porto Alegre, comercializou 4.036 unidades em agosto crescimento de 2,6% se comparado a julho. No acumulado entre janeiro a agosto, foram 22.735 unidades emplacadas índice 16,5% superior a 2023. O perfil do consumo na capital dos gaúchos é em grande parte o setor de autos e comerciais leves, das vendas realizadas em Porto Alegre 78,6% corresponde ao segmento passeio, outro índice significativo é a participação das motos, 16,8% do que é comercializado na capital corresponde ao setor de duas rodas.

No perfil do consumo do restante do Estado, 61,6% está na venda de autos e comerciais leves e se percebe uma participação maior no interior do Estado no setor de duas rodas com 21,7% de participação nas vendas da região com a comercialização de motocicletas.

Quando se avalia o setor por segmento no Rio Grande do Sul ocupamos a 8a Colocação no ranking acumulado entre os Estados da Federação em vendas, grande parte da queda na participação se dá em função do baixo desempenho em vendas de motocicletas frente a outros estados. Para o Sincodiv/Fenabrave –RS não é responsabilidade somente do clima, mas da falta de estrutura e incentivo do uso da motocicleta no RS. A entidade está trabalhando junto as autoridades por mais segurança para o setor como a construção de motovias, redução do custo da carteira de habilitação para duas rodas e facilidade na passagem automatizada junto aos pedágios.

Acompanhe o ranking dos estados no mês de agosto quando subimos para 6a colocação em vendas e 4a colocação para autos e comerciais leves. O setor de motos também teve melhor desempenho neste oitavo mês do ano, subindo de 18a colocação para 15a.

Para o Presidente Jefferson Fürstenau a recuperação do setor foi bastante rápida no pós-enchente e o resultado positivo da Expointer contribuirá nos números de emplacamentos em setembro e outubro.