SINCODIV-RS - FENABRAVE

Reuniões

30/04/2024
Encontro Regional em Pelotas

Nesta quarta-feira (24), as principais entidades representativas do setor automotivo no Rio Grande do Sul se reuniram em Pelotas para o Encontro Regional na localidade. Com a participação de dirigentes, representantes administrativos e de comunicação das entidades, o evento foi marcado por discussões sobre o desempenho do mercado local, perspectivas futuras e desafios enfrentados pelo setor. Destaque para a presença do vice-prefeito de Pelotas, Idemar Barz, que em sua fala destacou a importância do setor para a economia da cidade.

A Região Sul do Estado, que abriga 53 concessionárias que comercializam uma ampla gama de veículos, incluindo automóveis, motos, caminhões, ônibus, máquinas agrícolas e implementos rodoviários, foi o foco das análises apresentadas durante o encontro.

O presidente do SINCODIV/FENABRAVE-RS, Jefferson Fürstenau, liderou as apresentações, destacando o desempenho da comercialização de veículos em diversas cidades da região. "Não vínhamos presencialmente a Pelotas há uma década, queremos uma maior interiorização das entidades, a região é de grande importância para a distribuição de veículos. Por aqui são comercializados anualmente cerca de 10 mil unidades e Pelotas é a cidade de maior desempenho em vendas na região sul, com mais da metade desta comercialização", ressaltou Fürstenau. Ele apresentou dados que evidenciam o crescimento nas vendas de veículos na região, com Pelotas se destacando como a cidade de maior desempenho em vendas na região sul.

Entre os dados apresentados, destaca-se o crescimento de 16% na venda de veículos em Pelotas entre 2022 e 2023, além de um crescimento de 11,70% no primeiro trimestre de 2024. Especificamente no segmento de automóveis e comerciais leves, o crescimento atingiu 20,25% no primeiro trimestre de 2024. No entanto, as entidades alertaram para o baixo desempenho do segmento de motos na cidade, com um crescimento de apenas 2,62%, abaixo da média estadual de 10%. “Vale aqui uma análise sobre os motivos que resultam neste baixo índice no setor de motos, na nossa avaliação o baixo índice de aprovação de crédito é um dos principais motivos desta retração, que no ano passado apresentou números negativos em Pelotas, visto que este é um setor que depende muito de financiamentos”, comenta o presidente.

Realdir Furtado, vice-presidente das entidades e concessionário em Pelotas, ressaltou a importância do associativismo para o crescimento do mercado e fez um alerta sobre a necessidade de diversificação da economia local. "Pelotas se restringe ao comércio, em épocas de baixo consumo fica difícil manter a cidade saudável economicamente, é preciso atrair o setor industrial, valorizar outras opções", comentou Furtado.

Dr. Paulo Balsemão, assessor jurídico das entidades, atualizou os presentes sobre as ações em tramitação encabeçadas pelas entidades, incluindo questões relacionadas à taxa do IBAMA, substituição tributária e legislação sobre tributação e venda de veículos.

O encontro, que aconteceu em um espaço reservado nas dependências da Churrascaria Lobão, proporcionou também momentos de networking entre os distribuidores de veículos da região, culminando em um almoço de confraternização.

VOLTAR