SINCODIV-RS - FENABRAVE

Reuniões

03/06/2024
Reunião com Paulo Pimenta, Ministro-Chefe da Secretaria Extraordinária de Apoio à Reconstrução do Rio Grande do Sul

Nesta segunda-feira (03), cerca de 30 grupos e concessionárias participaram de uma reunião em Porto Alegre com o Ministro Paulo Pimenta. Além do setor automotivo, estiveram presentes representantes dos setores hoteleiro, gastronômico, de bares e restaurantes, além da participação do presidente e vice-presidente da FIERGS E FEDERASUL.

O Ministro Pimenta, nomeado em 15 de maio como Ministro-Chefe da Secretaria Extraordinária de Apoio à Reconstrução do Rio Grande do Sul, iniciou a reunião abordando as dificuldades enfrentadas e a importância do diálogo com os setores. "Tudo que foi anunciado até aqui não é definitivo, estamos buscando diálogo com os setores. Trabalho de forma objetiva, direta, sou transparente, estou aqui para uma reunião de trabalho e meu objetivo é facilitar as coisas", afirmou o Ministro.

Também participaram da reunião os superintendentes do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal, além de Claudir Nespolo, superintendente regional do Trabalho no Rio Grande do Sul. Nespolo apresentou medidas dentro das leis trabalhistas para desonerar a folha de pagamento e manter os empregos, destacando a opção de Lay-off. Esta permite a suspensão do contrato de trabalho em períodos de crise econômica, associada a um período de qualificação. O governo paga o salário e o empreendedor alivia a folha de pagamento, ficando responsável pela complementação do salário. Além disso, o empregador se compromete com a estabilidade do empregado após o término do período de Lay-off.

O Ministro Pimenta também destacou várias linhas de crédito disponíveis no mercado. O Pronampe Solidário, para empresas com faturamento até 4,8 milhões de reais, oferece seis meses de carência, juros zero e 36 meses para pagar. Há também uma linha de crédito para Equipamentos, com dois anos de carência, juros zero e 10 anos para pagar; financiamento para Danos Civis, com juros zero, 24 meses de carência e pagamento em cinco anos; e capital de giro com juros zero, 12 meses de carência e pagamento em 36 meses. Para municípios em emergência, as linhas de crédito poderiam chegar a 60% da renda bruta anual e, para municípios em calamidade, seria oferecida uma subvenção de 40% com nulidade de juros.

Durante a sessão de perguntas, muitos empresários presentes manifestaram preocupação com a prática de aprovação de crédito, afirmando que as linhas liberadas não chegavam a 30% do valor solicitado e tinham um teto de 150 mil reais, insuficiente para resolver a situação da maioria.

O presidente das entidades Sincodiv/Fenabrave-RS , Jefferson Fürstenau, fazendo uso da palavra, destacou que as linhas de crédito para empresas com faturamento até 4,8 milhões de reais não são adequadas para a distribuição de veículos, motivo pelo qual reinvidicou diretamente ao ministro para que leve ao Presidente da República o pleito da categoria para a abertura de uma nova linha de credito que atenda as necessidades das 720 unidades de concessionárias no RS. Tendo em vista que 40% das concessionárias no estado foram atingidas. Ponderou ainda o presidente que: "Empregamos 18 mil profissionais e queremos manter nossos compromissos. Temos duas situações no nosso setor: empresas afetadas pela falta de movimento e aquelas que perderam seus prédios completamente, sem documentação porque ficaram debaixo d'água. De 6 a 27 de maio, a rede ficou sem faturamento devido à paralisação do DETRAN. Temos concessionárias que não abrirão as portas pelos próximos três meses pelo menos, para refazer prédios. Precisamos, sim, de uma linha de crédito. Nosso setor está agonizando no RS".

No final da reunião o Ministro Pimenta resignou-se quanto ao fato de que as medidas oferecidas até então não estariam atendendo as necessidades do setor empresarial, em especial, conforme destacado pelo presidente Jefferson a categoria da distribuição de veículos do RS.

Neste sentido, no que tange a incansavel busca de crédito para o setor, a presidência da entidade irá participar, nesta quarta-feira (05), de reunião com a diretoria do BNDES na busca de linhas de crédito que sejam compatíveis com o setor, nos termos da manifestação do presidente:  “Estamos em busca de soluções efetivas e rápidas para apoiar as concessionárias atingidas e garantir a recuperação econômica do Rio Grande do Sul”.

Clique AQUI para assistir posicionamento da Entidade na fala do Presidente durante a reunião.

VOLTAR